Leia o artigo “O debate nas eleições 2012”, da vereadora Tatiana Lemos, em “O Popular”

 

 

 

Artigo da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) sobre o debate nas eleições 2012 foi publicado no jornal ‘O Popular’ desta sexta-feira, 27. Ela apresenta dados levantados pelo recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e analisa o perfil do eleitorado da capital e o debate que deverá pautar a campanha deste ano. Confira.

 

 

Tatiana Lemos

O debate nas eleições 2012

Tatiana Lemos 27 de abril de 2012 (sexta-feira)

O POPULAR publicou, no dia17, dados referentes ao novo perfil do eleitorado goianiense, a partir do recadastramento biométrico feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). As informações nos levam a algumas reflexões sobre o processo eleitoral próximo. Com relação à faixa etária, quase 47% dos 959.489 eleitores têm entre 25 e 44 anos; outros 30% estão entre 45 e 69; pouco menos de 17% são jovens de até 24 anos; e aproximadamente 6% têm mais de 70 anos. Em relação ao grau de instrução, o mais relevante é que a proporção de votantes com curso superior completo mais que dobrou em apenas um ano, passando de 6,7% em março de 2011 para 17,57%. As mulheres representam 53,8% do total do eleitorado da capital.

Ainda há possibilidade de transferência de títulos eleitorais tanto de Goiânia para o interior quanto vice-versa, mas os números já representam um esboço do quadro com o qual terão de lidar os candidatos às eleições de 2012.

Infelizmente, com a grande demora em se aprovar, no Congresso Nacional, uma reforma política, ainda não teremos um processo no qual o centro seja o debate de ideias e de projetos. Goiânia também perderá em qualidade de discursos num ano em que pipocam denúncias de envolvimento de setores da política local com a máfia dos jogos, desmantelada pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Para decepção da população, grande parte dos postulantes a cargos públicos pautará suas campanhas em ataques e defesas pessoais, em detrimento de propostas para a cidade.

No entanto, o grau de instrução crescente do eleitorado mantém a esperança de vermos imperar a responsabilidade dos cidadãos ao votar de forma consciente. A faixa de eleitores que têm entre o ensino médio e o ensino superior completos ultrapassa os 55%. Embora se possa alegar que a qualidade do ensino ainda peca em formar pessoas de fato comprometidas com a vida política e o bem-estar social, não há como negar que houve avanço, e que isso se refletirá nas urnas.

O quadro está longe do ideal, mas os políticos que têm compromisso com uma prática que busque construir uma nova realidade, alheia aos currais eleitorais e à compra de votos, devem se pautar por um embate qualificado de ideias.

Outro ponto é a presença da mulher nos espaços de poder. É inacreditável que uma cidade na qual mais da metade dos votantes é do sexo feminino conte com apenas quatro vereadoras em exercício (as colegas Cidinha Siqueira, Cida Garcês, Célia Valadão e eu) entre os 35 parlamentares. Na Assembleia Legislativa é mais grave: entre os 41 legisladores, há apenas as deputadas Isaura Lemos e Sônia Chaves. Goiânia, em seus quase 80 anos de história, nunca teve uma prefeita! No momento em que o Brasil é governado pela primeira vez por uma mulher, as goianienses merecem ampliar também sua presença na representação política.

 

Tatiana Lemos é vereadora por Goiânia pelo PCdoB

Autor:
Data: abril 27th, 2012
Assunto:
Você pode deixar um comentário, ou links de volta a partir do seu website.
Visite também
Procurar
Outros Artigos
Outras Notícias
Assuntos
Comentários recentes

    D'Austria
    Boa noite, penso que é uma grande vitória ter sido implantado o passe livre. Mas...

    D'Austria
    Bom dia, eu gostaria de saber porque querem implantar o VLT na avenida anhanguera, sendo que...

    Lucas
    Se9rgio Peixoto da Silva disse:Parabe9ns Companheira Deputada Marina e todas as mulheres de Goie1s e...

    Briannah
    Lindo, post, Norma!Que maravilha e9 ver uma adaizme virtual assim, com raedzes te3o fortes, te3o...

    Jamie
    gostei do filmete pois na redadalie ele retrata posie7oes democraticas do pc...

ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© Vereadora Tatiana Lemos - 2016