Dezembro Laranja: mês de conscientização sobre o câncer de pele

 

a

Este é o terceiro ano consecutivo que a Sociedade Brasileira de Dermatologia colore o Brasil de laranja para passar uma mensagem importante: a de que o câncer da pele, o de maior incidência no mundo, pode ser prevenido.

Participar da campanha é fácil: vista-se de laranja, decore seu ambiente de trabalho com a cor do mês, acesse o site www.controleosol.com.br e compartilhe o conteúdo nas suas redes com as hashtags #dezembrolaranja#controleosol.

O coordenador da Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer da Pele da SBD, Emerson Lima, declara que “o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. O Dezembro Laranja reforça a necessidade de atitudes  fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro, objetivando conter a alarmante ascensão da doença”.

Pesquisa e dados

Mais de 4 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele, revela pesquisa inédita. Em 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), junto com o DataFolha, divulga pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. A pesquisa traz dados alarmantes:

  • 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos
  • 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia, o que representa 95 milhões de brasileiros
  • 6  milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina,  cachoeira, banho de rio ou lago

Dos entrevistados que têm filhos até 15 anos, 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, serão contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

Autor:
Data: dezembro 9th, 2016
Assunto: , , , , , ,
Comentários e Pings estão fechados.

Comentários estão fechados.

Visite também
Procurar
Artigos Recentes
Outras Notícias
Assuntos
Comentários recentes

    D'Austria
    Boa noite, penso que é uma grande vitória ter sido implantado o passe livre. Mas...

    D'Austria
    Bom dia, eu gostaria de saber porque querem implantar o VLT na avenida anhanguera, sendo que...

    Lucas
    Se9rgio Peixoto da Silva disse:Parabe9ns Companheira Deputada Marina e todas as mulheres de Goie1s e...

    Briannah
    Lindo, post, Norma!Que maravilha e9 ver uma adaizme virtual assim, com raedzes te3o fortes, te3o...

    Jamie
    gostei do filmete pois na redadalie ele retrata posie7oes democraticas do pc...

ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© Vereadora Tatiana Lemos - 2018