Com intuito de ajudar a desafogar as emergências em hospitais públicos da capital, a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) apresentou projeto de lei que permite ao paciente (ou quando não estiver em condições de decisão, o familiar), optar pelo encaminhamento à emergência de um hospital particular, quando este tem algum plano de saúde.
“Atualmente, todos os atendimentos do SAMU são direcionados para hospitais públicos, superlotando o atendimento nessas instituições. É bom lembrar que já existe uma portaria do Ministério da Saúde que prevê a remoção desses pacientes para a rede privada quando solicitado,” destaca a parlamentar.
Para o cumprimento da lei, caberá a equipe de atendimento emergencial avaliar o estado físico do paciente, levando em consideração a proximidade do hospital escolhido e a gravidade do caso.
A proposta tem por objetivo reduzir a quantidade de pessoas direcionadas à Rede Pública quando existe a possibilidade do encaminhamento para a Rede Privada, pois muitos destes pacientes possuem plano se saúde, e hoje, praticamente todos os hospitais da rede privada dispõem de atendimentos de emergência, com capacidade para suportar esta demanda e com equipamentos adequados para prestar excelente atendimento.
“Hoje, o paciente que tem plano de saúde deve que ser levado para um hospital público, passar por um registro e só depois ter a remoção para um hospital particular autorizada. O projeto também vai reduzir custos do transporte feito pelo SAMU, pois não haverá necessidade de disponibilizar novamente o veículo para essa transferência, ficando a disposição para uma nova chamada de emergência,” lembra Tatiana.
![]() |
Autor: Assessoria de imprensa Data: setembro 13th, 2017 Assunto: Comissão Temporária de Saúde, Projeto da Tatiana Lemos, Projeto de Saúde, SAMU, Saúde |
Comentários estão fechados.