Biografia

 

IMG_8301Tatiana Lemos nasceu em plena Mata Atlântica na década de 70 em meio a um dos mais importantes atos de resistência contra a Ditadura Militar no País. É casada com Plínio Chadud, com quem teve dois filhos: Nina com nove e João com cinco anos.

Filha de Euler Ivo e da deputada estadual, Isaura Lemos, a família sempre se destacou pela militância de esquerda, onde ela cresceu, absorvendo cada dificuldade com um propósito: lutar por uma vida melhor para o nosso povo.

Passou a infância, durante os atribulados anos 80, em meio a passeatas, comícios e manifestações por eleições diretas no Brasil. Desde muito jovem, nunca conseguiu conceber a pobreza e a exploração do povo como algo natural e insuperável. Sempre com uma profunda indignação perante qualquer injustiça, nunca deixou que sua doçura e carinho fossem abalados. Sua história só começava.13658824_1796774883885581_173527893_n

Foi batizada com nome de Helenira Rezende, guerrilheira do Araguaia, morta a golpes de baioneta, em 29 de setembro de 1972, aos 28 anos de idade, depois de ter tido as pernas metralhadas e sido barbaramente torturada. De Helenira Rezende, Tatiana Lemos, na verdade Elenira Tatiana Lemos, herdou o nome, a postura e a coragem da guerrilheira.

Durante a juventude, dedicou à sua formação intelectual, viveu na República Popular da China onde estudou o idioma e sobre a economia e sociedade do país. No Brasil, após seu retorno, dedicou a ajudar na coordenação do Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP), fundada pelos seus pais em 1991, que já tirou mais de 30 mil famílias do aluguel. Tatiana tem a política pública por vocação e não por profissão.

Graduada em Administração de Empresas, com habilitação em Comércio Exterior, possui pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Buscou sua independência financeira, fabricando bijuterias junto com a irmã e também cantora, Maíra Lemos. Começou trabalhando em feiras em Goiânia e Brasília, e hoje é lojista e empresária conceituada no setor som lojas em dois shoppings da capital.

Elegeu-se vereadora na capital goiana com a surpreendente votação de mais de 10.182 votos, sendo a mulher mais bem votada em 2008. Sempre com uma campanha direcionada para os mais carentes e discriminados, andando de porta em porta conversando com a população. Reeleita em 2012 é vereadora jovem e combativa com importantes leis aprovadas. Tatiana demonstrou ter lado. O lado do Povo. Sempre! O que a levou ao seu terceiro mandato como vereadora por Goiânia em 2017.

Chacara Sao Pedro modeloReúne-se mensalmente com cerca de milhares de famílias do MLCP, no Cepal do Setor Sul. Está à frente de um mandato popular e com um gabinete que atende demandas diariamente em por diferentes meios de comunicação: presencial, por telefone, nas redes sociais e com um canal de whatsapp aberto à população. Em seu site também é possível sugerir projetos, ofícios, requerimentos e fazer denúncias.

Graças a uma de suas mais recentes vitórias, estão sendo construídos 900 apartamentos, próximo a BR-153, para famílias de baixa renda da região metropolitana de Goiânia. Tatiana também ajudou a criar e aprovar a Lei das Escrituras, a qual garantiu que milhares de famílias recebessem o documento de suas casas.

Tatiana conquistou o Passe Livre Estudantil, sempre votou contra o aumento do IPTU e é fiel defensora do direito do trabalhador, como tem feito com os motoristas do Uber em Goiânia.

Procurar
Visite também
ÁLBUM COMPLETO >>Últimas Fotos
© Vereadora Tatiana Lemos - 2016